Outubro Rosa

 Você sabe o que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa - Conheça a História
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

Uma pauta que não pode sair do foco

Uma pauta que não pode sair do foco, uma vez que estes dois cânceres são responsáveis pela maioria das neoplasias que atingem mulheres, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), sendo o de mama o mais comum, com 29,7% dos casos, seguido pelo de colo do útero (7,5%).

O Brasil registra, em média, 66.280 casos de câncer de mama por ano, cerca de 181 por dia. Já o Inca informa que, só em 2020, foram registrados no país 16,7 mil casos de câncer de colo de útero.

Responsáveis também por liderar as estatísticas de morte de mulheres por câncer no país, estes dois tipos de neoplasia podem ser prevenidos. Aliás, a prevenção é o melhor meio de garantir que sejam detectados em estágios precoces e tratados com melhores chances de cura.

Algumas informações que você precisa saber:

- Quando diagnosticado e tratado no estágio inicial (nódulo menor que 1 cm de diâmetro), as chances de cura do câncer de mama são de até 95%.

- Os fatores que contribuem para o aumento do risco de ocorrência de câncer de mama são:

- Idade acima de 50 anos;

- Fatores genéticos;

- Fatores hereditários;

- Menopausa tardia; e

- Exposições frequentes a radiações ionizantes.

 Como prevenir?

Faça o autoexame das mamas. Se notar algo diferente, procure um médico imediatamente, pois só ele pode precisar se, trata-se ou não, de sintoma da doença. Dica: o autoexame vale para mulheres e homens, que têm menos incidência de câncer de mama, mas não estão livres dele.

Fique atenta (o) ao aparecimento de sintomas como: nódulo (caroço) no seio ou na axila, dor ou inversão do mamilo, secreção pelo mamilo, inchaço irregular em parte da mama, irritação ou retração na pele, aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama, ulceração na pele da mama com odor desagradável.

Além do autoexame, faça periodicamente a mamografia preventiva. Em fase inicial, o câncer da mama não tem sintomas e só pode ser identificado por exames de imagem.

Para mulheres acima de 40 anos, a mamografia anual deve se tornar um hábito.

Para prevenção do câncer de colo de útero, recomenda-se fazer o exame preventivo (papanicolau ou citopatológico) com ginecologista, uma vez ao ano, fazer uso de preservativo nas relações sexuais, fazer a vacina contra o HPV em pessoas de faixa etária dos 9 aos 14 anos (pois a vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual).

Para buscar mais informações sobre estes assuntos, acesse:

https://imama.org.br

https://www.inca.gov.br


PREVINA-SE!! 
FAÇA EXAMES REGULARMENTE!!


PROGRAMAÇÃO:

PROGRAMAÇÃO: