terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Reconstrução das ruínas para habitar Jerusalém. Jerusalém somos nós...


Isaias 44:24-28 "Assim diz o Senhor teu Redentor, e que te formou desde o ventre: eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?); que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar atrás os sábios, e converto em loucura a sua ciência; sou eu que confirmo a palavra do meu servo, e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: ela será habitada; e das cidades de Judá: elas serão edificadas, e eu levantarei suas ruínas; Digo ao abismo: seca-te e eu secarei os teus rios; que digo de Ciro: Ele é meu pastor, e cumprira tudo que me apraz; de modo que ele também diga de Jerusalém: Ela será edificada, e o fundamento do templo será lançado."

Neste tempo Jerusalém havia sido destruída e estava em ruínas. Quantas vezes estamos em ruínas? Você pode perceber as profecias de Deus para com Jerusalém?
O senhor te formou desde o ventre, Ele sabe as dificuldades, os vacilos, os acertos tudo que você irá fazer. Quantas vezes você se sentiu em ruínas caindo dentro de abismos?
Muitas vezes somos tentados pelas facilidades do mundo, não é verdade? Nos sentimos tristes quando erramos, e felizes enquanto deu certo.
Quantos estão apavorados com as contas de água, luz, gás, telefone, a parcela do carro, com a comida dentro dos lares. E vocês pensaram em quantas vezes oramos para Deus nos dar o caminho?  Você se sente como Jerusalém? Em ruínas, despedaçado. Mas lembre-se que Deus está com você.

Isaias 45:1-3 Assim diz ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater nações diante de sua face, e descingir o lombo dos reis; para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão; eu irei adiante de ti, e tornarei plano os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo nome.

 Pensemos juntos... qual o seu braço mais forte? O direito certo? A leitura acima diz que Deus tomou Ciro por sua mão direita. Isto quer dizer que Deus tomou Ciro por sua força. Certamente conhecemos o ditado "o fulano é o meu  braço direito". Isso quer dizer que confio plenamente naquela pessoa, assim foi Deus para com Ciro. Ao dizer que tornaria plano os lugares escabrosos, a palavra nos diz que quando Deus está a nossa frente não há impossível. Assim como fala eu as portas de bronze e os ferrolhos de ferro serão quebrados. Você já viu aquelas cenas de filmes policiais onde as portas de madeira são facilmente arrombadas, mas imagine uma porta de bronze com ferrolho (trancas) de ferro? Não seria nada fácil derrubar.
Quantas vezes chegamos até uma porta de bronze, mas sem a presença de Deus, como é difícil passar por ela, mesmo que passamos ela parece que se fecha e não há como voltar, não é? Você já não passou por alguma situação semelhante?
O caminho de Deus é estreito, o caminho largo nos parece mais agradável aos olhos, mas não é verdade. Este caminho nos levará as trevas. Porém vemos que Deus nos fala que se seguirmos com Ele a nossa frente receberemos os tesouros das trevas e as riquezas encobertas.
Simples entender... o inimigo nos faz propostas para alcançarmos riquezas, porém ficaremos presos na mentira e nas trevas. Deus ao contrário, se põe a nossa frente e faz promessas sobre os tesouros das trevas, bem como muitas outras riquezas encobertas. Quais? Riqueza de espírito, de amor, de gratidão. Como é lindo o amor de Deus.
Veja que ao fim deste verso está o seguinte: "para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo nome."
Deus é quem te conhece desde o ventre, só ele para te conhecer tanto que te chama pelo teu nome.
Deus é maior do que os problemas. Tudo podemos em Deus basta segui-lo com fé. Deixe-o guiar o seu caminho abrir as portar e reconstruir a Jerusalém que está em ruínas. Faça aquilo que traz prazer ao Senhor e deixe a reconstruir, deixe ser habitada.
A Jerusalém somos nós muitas vezes precisamos de um Ciro, um escolhido de Deus para edificar a nossa vida e fazer habitar em nós o espírito de Deus.  Este Ciro que precisamos encontrar, pode ser: um pastor, um líder, um amigo, um irmão, alguém que nem sabemos o nome, uma palavra lançada na internet, na radio, na TV, enfim, precisamos ser edificados e habitados como apraz o Senhor nosso Deus.
Pense e medite sobre isto. Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário