sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A melhor imagem do natal é conhecer o verdadeiro amor e com ele a alegria

A melhor imagem de Natal é aquela que sai em silêncio do nosso coração, e se aquece com ternura nos corações daqueles que acreditam em Jesus como nosso Salvador.
O natal é tempo de paz, amor, harmonia, generosidade, confraternização...  é tempo de lembrarmos do verdadeiro amor. É o nascimento de Jesus, que veio ao mundo para pagar nossos pecados. Natal não é o papai Noel, mas sim Jesus. Todos os anos lembremos disso...
Depois de passar por lojas no centro da cidade, me flagrei pensando sobre o natal, os enfeites, a alegria que irradia pelas ruas das cidades, o corre-corre para a compra de presentes. A alegria das crianças, com toda a sua inocência, sorrindo ao ver a imagem simbólica de papai Noel (?), me veio então em pensamento o que seria realmente o natal? E quem seria este "papai" Noel?
Hoje temos muitos problemas no mundo, há muita fome, desigualdade, tristeza, guerras, mortes. A imagem do Senhor não tem sido lembrada, infelizmente...
Num sentido figurativo fantasiei a imagem de Jesus, somei a Ele os anos desde seu nascimento até hoje. Foi então que me veio a imagem de um homem, já com a barba e com os cabelos brancos em virtude da idade, era um homem bondoso e sereno, sua imagem me repassava paz e alegria. Ao mesmo tempo que sentia uma imensa paz, sentia também um ar de mistério, não sabia ao certo se vinha da minha fantasia ou se seria Ele (a imagem de Jesus que havia fantasiado) o papai Noel?
Então neste momento de reflexão sobre do que realmente é o natal e fantasiando a imagem de um bom velhinho escuto uma doce e suave voz a me contar a história que recontarei abaixo.
Poderia ser até mais um desses contos de natal, mas acredito que poderá ser uma reflexão para todos nós sobre o verdadeiro sentido do amor e do nascimento de Jesus e quem deve ser presenteado. Conto-lhes:
"Há alguns anos vinha pensando como poderia amenizar os problemas que os homens vêm passando em função de seu próprio pecado e egoísmo. As pessoas andavam muito tristes, não trocavam mais afetos e carinhos, trocavam apenas ofensas, estavam se tornando individualistas de mais, era cada um por si. Esqueciam-se aos poucos do verdadeiro amor, que o Pai havia lhes dado, então resolvi: Que iria distribuir um pouco de amor e alegria à todos! Era isso que lhes faltava! Mas como iria fazer para distribuir alegria?!
Decidi que deveria pedir ajuda, mas para quem pediria? Ninguém mais auxiliava ao próximo, parecia que o amor estava prestes a terminar. Estavam todos distantes uns dos outros, foi onde percebi o que deveria fazer. Então pedi ajuda aos anjos e querubins do céu. Disse a eles que no dia de meu nascimento gostaria de presentear a todos os homens da terra com aquilo que mais lhes agradasse, e que depois disto todos os anos neste dia haveria uma grande confraternização na terra.  E que ao verem os agrados todos se  trocariam abraços e carinhos em  agradecimentos, isso lhes traria de volta ao amor.
Quem não gosta de ganhar um presentinho ou um carinho? Foi por isso que quis fazer um agrado a todos, sem exceção, todos mesmo. Então, enquanto todos dormiam, na virada da noite do dia de meu nascimento, todos tinham seus mimos - assim como ganhei dos reis quando nasci.
Na manhã seguinte tinham a felicidade estampada em seus rostos. As crianças brincavam alegres e alegravam seus pais, os pais felizes por terem sido abençoados com seus pedidos. Foi onde todos lembraram a necessidade que tem do amor, do carinho e do afeto em suas vidas. Fiquei feliz ao ver a alegria de volta ao mundo.
Até hoje ninguém entendeu de onde vieram os presentes, eles não sabem que Eu fiz isto.Hoje sei que muitos contam histórias sobre um bom velhinho que presenteia na noite do Natal. Dizem por aí, nessas histórias, que este velhinho é ajudado por duendes na sua fábrica de presentes. Ninguém sabe ao certo onde ele vive, dizem que ele mora no pólo norte, isto é, acima do mundo e que quando vem entregar os presentes o velhinho desce do céu em seu trenó... Mais isso por que, não souberam da minha verdadeira vontade. 
Pois é... Me desculpem, os anos passaram e Eu também envelheci, meus cabelos ficaram brancos, mas ainda sou Eu. Os duendes, HôHôHô, são os anjos e querubins que pedi para me ajudarem, e eles não trabalharam para Mim, apenas Me ajudaram a trazer novamente a felicidade aos homens.
Ah! Como todos receberam presentes na mesma hora? Quem além de Mim poderia estar em todos os lugares no mesmo instante?...  
Fiz isso para trazer o amor, o carinho, a felicidade de volta a Terra. Felizmente consegui. Agora sei que pelo menos uma vez ao ano os homens trocam abraços e carinhos, ainda que usando dos presentes para isto.
Esta data ficou bem mais feliz a partir do dia em que resolvi mudar os sentimentos das pessoas e fortalecer o amor entre os homens.
Só lhes peço, irmãos, que não esqueçam de Mim também nesta data. O melhor dos presentes que posso receber é o Amor de vocês. Obrigado por estar comigo e Me ajudar.
Só peço que não deixe de levar o amor, onde houver o ódio e rancor, levar alegria onde houver tristeza, levar alimento onde houver fome, levar a luz onde houver escuridão"

Entendi isto como um apelo do Senhor para que não deixemos de levar o amor a todos os cantos do mundo.
Entendi  também como um pedido, para que mais do que nunca, em tempos de natal, que é o nascimento do nosso Salvador possamos levar o amor e alegria para aqueles que se encontram em tristeza. Seja para aqueles que estão em situação de pobreza, necessitando de vestes e alimento; seja para aqueles que necessitam de amor e cura, como aqueles que encontram-se enfermos em hospitais; seja para darmos um afago naquele coração cansado que se encontra nas ruas, passando fome, frio, calor, sede, que está nu. Devemos pegar o pouco que temos e auxiliar aqueles que tem menos que nós.
Somos servidores de Cristo e juntos devemos levar a luz a todos os lugares que precisam ser iluminados. Jesus é a Luz do mundo, a palavra de Deus é alimento, nunca se esqueça disto. 

==========
Vejamos as características conforme a bíblia (20 comparações):

1.Tem os cabelos brancos como a lã [Ap. 1:14]
2. Tem barba [Is. 50:6]
3. Veste um manto vermelho [Ap. 19:13]
4. A hora da sua vinda é surpresa [Lc. 12:40; Mc. 13:33]
5. Vem do norte, onde vive [Ez. 1:4; Sl. 48:2]
6. Trabalhou como carpinteiro [Mc. 6:3]
7. Vem como o ladrão de noite [Mt. 24:43-44]
8. Onipotente — o Todo-poderoso [Ap. 19:6]
9. Onisciente — conhece todas as coisas [Hb. 4:13; 1 Jo. 3:20]
10. Onipresente [Sl. 139:7-10; Ef. 4:6; Jo. 3:13]
11. Vive para todo o sempre [Ap. 1:8; 21:6]
12. Vive naqueles que o receberam [1Co. 3:16; 2Co. 6:16-17]
13. Distribui dons [Ef. 4:8]
14. É a verdade absoluta [Jo. 14:6]
15. Senta-se em um trono [Ap. 5:1; Hb. 1:8]
16. Somos exortados a nos achegar ao seu trono de graça e a expor nossas necessidades a ele [Hb. 4:16]
17. Um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais [Ex. 20.12; Ef. 6.1]
18. Convida as crianças a irem a ele [Mc. 10:14]
19. Julga [Rm. 14:10; Mt. 25:31-46]
20. Pai da Eternidade [Is. 9:6]

Nenhum comentário:

Postar um comentário