sábado, 17 de dezembro de 2011

COMO SURGIU A TRADIÇÃO DE COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO?

Aniversário é uma comemoração muito antiga, a maioria das pessoas festejam, mas dificilmente alguém sabe a origem desta comemoração. Vejamos as curiosidades que envolvem este fato.

A prática de todo os anos festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é completamente seguida no mundo.

Exemplo: Vietnã, lá não se comemora na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, onde todas as pessoas comemoram seus aniversários coletivamente. Ou seja, todos fazem aniversário no mesmo dia!

Contudo, as festas de aniversário tiveram origem no Ocidente. Desde a Antiguidade os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como dies sollemnis natalis. Os tradicionais e deliciosos bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.


As velas colocadas em cima do bolo surgiram também na antiguidade, pois as pessoas criam que a fumaça das velas levava os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que fossem atendidas, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir a proteção para o ano vindouro.


2 comentários:

  1. Parabéns Leonardo Thomaz, feliz aniversário..que Deus te cubra de benção, saúde, paz e amor.
    Te amo muito!
    Um beijo da tua esposa...Jaqueline.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jaque! Também te amo!!
    Que Deus abençoe a todos!
    Obrigado Deus por mais uma ano de vida!!

    ResponderExcluir