sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Khronos e Kairós

Khronos indica o tempo, no caso para nós tem a ver com horários, atrasos, atividades, este é um tempo lógico, é o tempo das datas e dos relógios. É com base neste tempo é que nossa vida está fundada. Já o kairós é outro tipo de tempo que nada tem a ver com a lógica, mas sim com valores e qualidades, quer dizer o tempo certo para tal ato ou fato.
Kairós é um tempo do espírito, é um tempo interior, é o tempo de Deus. Passamos a vida toda servindo a khronos.
O tic-tac do relógio dita o nosso ritmo de vida, e nos fecha dentro das paredes, dentro de agendas, dentro de prazos... Os dias se esvaem e a cada vez mais ficamos presos a este ritmo não é verdade?

Queridos, vou desafiar vocês! Este será um desafio para mim também. “Que tal trocarmos a chronos por kairós?! Para termos uma vida com Deus temos que trocar nossos fusos horários.
Então nos perguntaremos: como mudar nossos horários? Em uma das cartas do apóstolo Paulo aos Efésios este tratou deste tema nos ensinando como devemos proceder:

Efésios 5:15-16 “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não sejam como insensatos, mas como sábios”.

Certo que você conhece alguém que sempre está correndo atrás do tempo, sempre atrasado e querendo apressar as coisas, não é verdade? Este se apressa no khronos e esquece o seu kairós, ainda, esquece que: “O tempo pertence a Deus: ”tudo fez em seu formoso tempo”. Eclesiastes 3:11
Um conhecido ditado diz que “a pressa é inimiga da perfeição”. A ansiedade gera pressa, o medo gera ansiedade. João disse o seguinte: “No amor não há temor, antes o verdadeiro amor lança fora o temor” 1João 4:18 Aquele que confia no amor de Deus não deveria ter medos. Não é verdade? Você confia em deus?

“Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e ele tudo o fará.” Salmos 37: 3-5

Deus enxerga além do que podemos ver. Nossa visão está no khronos a visão de Deus está em kairós, Ele nos enxerga no kairós. Não sabemos os porquês, as razões, as implicações, mas Ele sabe de tudo! Sabe do teu aqui e o teu agora e do teu amanhã. Antes mesmo de você nascer Deus já tinha planejado o teu kairós.

É misterioso, talvez incompreensível demais para nós. Nós não precisamos tentar entender, basta confiarmos e crermos. Como disse nossa vida está fundada em chronos, os relógios, prazos e agendas ditam o nosso ritmo de vida. Se você tem compromissos está preso ao chronos. Na verdade deveríamos estar ligados ao kairós, devemos deixar nas mãos de Deus.

Todo processo de aprendizagem deve ser respeitado. O ser humano tem seu tempo. Alguns mais rápidos, outros demoram mais, mas ao fim tudo ao tempo. Não apresse o seu tempo, deixe que Deus sabe a hora em que você estará preparado para determinado ato ou fato.

Não se iluda com as armadilhas do khronos, o inimigo utiliza deste para tentar te atacar. Deixe Deus guiar o teu caminho!

Seja fiel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário