sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cantora Cristã Helen Berhane, que ficou dois anos presa em contêiner por se negar a recusar a Jesus virá ao Brasil para lançamento de livro


A cantora cristã Helen Berhane, que foi torturada em seu país, Eritreia, por se recusar a negar a Cristo, e passou dois anos presa em um contêiner, no deserto, estará neste mês em diversas igrejas do Brasil a convite da ONG “Portas Abertas Brasil” para contar suas experiências vividas enquanto foi prisioneira na prisão militar de Mai Serwa, na Eritreia.
Seu país, que ganhou independência em 1993, possui uma Constituição que garante a liberdade religiosa, porém Helen foi caçada, presa e torturada por manifestar suas ideias sobre religião e política. Na prisão militar, foi submetida a temperaturas extremas, pois no deserto, é calor severo durante o dia e o frio à noite tem temperaturas abaixo dos 10 graus negativos. Em uma sessão de tortura, Helen foi dada como morta e levada a um hospital, o que possibilitou sua fuga para o Sudão.
O livro Canção da Liberdade, escrito por Helen, narra suas histórias na cadeia e no exílio, na Dinamarca.
O livro foi lançado esse mês aqui no Brasil. Atualmente, Helen e sua filha Eva, residem na Dinamarca e vivem em prol de divulgar sua trajetória e amor pelo cristianismo, em países onde não há censura.
Assista abaixo o testemunho de Helen:



A história de Helen me fez lembrar da passagem do livro de Daniel, capítulo 3, onde o rei mandou erguer uma estátua para que todos a adorassem em reverência ao rei. Sadraque, Mesaque e Abednego negaram-se a adorar tal estátua, então o rei tomado de sua ira mandou chamá-los e ordenou-lhes a adorar a estátua e caso não a adorassem seriam jogados a fornalha ardente.
“Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.” Daniel 3:16-17 
Então o rei ordenou que atassem aos três amigos e os jogassem na fornalha de fogo aquecido sete vezes mais. Dentro da fornalha o rei se espanta ao ver que lá haviam quatro homens soltos e passeando por dentro do fogo. O rei então ordenou que saíssem da fornalha, os três saíram ilesos como se não tivessem entrado naquele fogo.
Por fim o rei diz a Sadraque, Mesaque e Abednego: “Bendito seja o seu Deus”. Assim após ser provada a fé do três homens foi reconhecido o poder de Deus, pois não há outro que possa salvar que não este Deus.
E assim entendo que a prova de fé que foi feita com os três homens é do mesmo tom daquela que foi feita com Helen. Só há um Deus que pode livrar. Aceite que só Deus pode livrá-lo das mãos dos homens e das “fornalhas ardentes” onde será testada a nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário